Pesca Artesanal da Tainha (SC)

Entre 1º de maio e 31 de julho , a pequena cidade que é uma península na costa do sul do Brasil, está em festa com a safra da tainha.

A Pesca Artesanal da Tainha é patrimônio cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina.
O site de turismo da cidade apresenta este evento sazonal como uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade bombinense.

Esta atividade é muito mais econômica, também é uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração.

Nesta época, cardumes vindos do Rio Grande do Sul sobem pela costa brasileira para fazer sua desova.
Após aberta a safra, o trabalho coletivo de pesca artesanal inicia. Fazem parte dele os vigias, que ficam de plantão nas praias e identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia que lançam a rede ao mar a partir de suas embarcações, depois estas são puxadas da praia pelos pescadores e quem mais queira ajudar, incluindo os turistas.

Quem quiser viver esta experiência ou somente assistir esta patrimônio vivo, também vai encontrar muitas opções onde provar pratos com tainha. Encontre dicas de onde comer e demais informações turísticas no site da fonte destas informações: Portal de Turismo de Bombinhas.

Crédito da imagem: Cristina Marionete Pinheiro de Melo